Se você parar de comer carne, NÃO precisa, necessariamente, suplementar o macronutriente proteína. Encontramos proteínas em quantidades satisfatórias no grupo alimentar dos feijões, não precisando, na maioria dos casos, suplementar proteína.

A utilização de proteína em pó como suplemento pode ser interessante nos casos onde a pessoa não consegue, por falta de tempo ou por alguma questão na rotina, fazer uma refeição completa, ou então para pessoas que estão praticando exercício físico regular com objetivo de ganho de massa muscular e que precisam de um aporte maior de proteínas. Para esses casos, temos a possibilidade de utilizar a proteína em pó como uma forma de auxiliar o consumo proteico, mas não como algo NECESSÁRIO. 

Uma dieta ovolactovegetariana ou vegetariana estrita, bem planejada (assim como qualquer uma), consegue oferecer a quantidade de proteína necessária para o dia-a-dia apenas com os alimentos.

Lembrete nº1: todas as pessoas, devem incluir feijões nas suas refeições e limitar o consumo de proteína de origem animal.

Lembrete nº2: nosso organismo não armazena proteínas, então se você consumir mais do que precisa, seu corpo “transforma” em carboidrato e gordura.

Se você deseja reduzir ou parar de consumir carnes e alimentos de origem animal, mas se sente inseguro(a) de estar fazendo a escolha certa, entendo perfeitamente o seu sentimento. Agende uma consulta para um atendimento individualizado de acordo com sua rotina e preferências alimentares.  Sou nutricionista em Blumenau mas também atendo online.

Comentar